Qual forma do uso do véu e se é um mandamento para os dias de hoje?
Resposta
A questão do uso do véu, Shimon Kefá (Pedro) nos diz que os Escritos de Sha'ul (Paulo) são como Escritura (2 Pe. 2:16). E sabemos que toda Escritura é proveitosa
para instrução, orientação e prática de vida (2 Tm. 3:16)
Ademais, você mencionou o descobrir da cabeça da mulher, descrito na Torah, no caso do adultério. De fato, você afirma que isso representa que a mulher usava cabelos presos a todo tempo.
Será mesmo?
Vejamos o que diz o texto:
“E o cohen a fará chegar, e a porá perante a face de YHWH. E o cohen tomará água santa num vaso de barro; também tomará o sacerdote do pó que
houver no chão do tabernáculo, e o deitará na água. Então o cohen apresentará a mulher perante YHWH, e descobrirá a cabeça da mulher; e a oferta
memorativa, que é a oferta por ciúmes, porá sobre as suas mãos, e a água amarga, que traz consigo a maldição, estará na mão do sacerdote.”
(Bamidbar/Números 5:16-18)
Repare que a mulher não estava em qualquer lugar, mas sim no Mishkan (Tabernáculo). Existem duas interpretações possíveis aqui:
1) Que a mulher sempre cobrisse a cabeça com véu - como, por exemplo, interpretam os ortodoxos. As mulheres ortodoxas não descobrem seus cabelos nem em suas próprias casas.
2) Que a mulher cobrisse a cabeça com véu ao adentrar o Mishkan (Tabernáculo), que é local de oração - isto não seria surpreendente, visto que a própria Torah narra diversos cuidados para se adentrar tal local.
Qual das duas interpretações é a correta?
Se buscarmos outros elementos no texto bíblico, podemos ver que a mulher não estava sempre com os cabelos cobertos:
“Eis que és formosa, meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas entre as tuas tranças; o teu cabelo é como o rebanho de
cabras que pastam no monte de Gil'ad.” (Shir haShirim/Cânticos 4:1)
Aqui vemos que o noivo, em dada oportunidade, viu os cabelos de sua noiva. Vale inclusive ressaltar que há vários indícios de que os dois personagens da narrativa
sequer eram casados ainda.
“Então Miriyam, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Yeshua, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; encheu-se a casa do cheiro do unguento.” (Yochanan/João 12:3)
Aqui vemos que Miriyam não apenas não estava com os cabelos presos, como ainda os utilizou para enxugar seus pés. Ora, se fosse algo indecoroso, considerando
que Miriyam não era esposa de Yeshua, acaso teria ela feito tal coisa? Eu particularmente penso que não.
Qual a única conclusão que podemos tirar com 100% de certeza a partir da Torah? Que toda mulher casada ia para o Mishkan (Tabernáculo) com os cabelos E é exatamente nesse mesmo contexto que se dá a instrução de Sha'ul (Paulo). Será coincidência? Penso que não.
Desta forma, sempre instruímos as mulheres casadas de nossas congregações a cobrirem seus cabelos com véu durante os momentos de oração, ie. quando na congregação, conforme nos instrui o emissário de Yeshua.
Para nós, se Sha'ul (Paulo) nos dá essa instrução, é mitsvá (mandamento), como toda orientação dada por Yeshua e seus sh'lichim (emissários) - salvo quando orientação é claramente restrita a um determinado contexto. Não é o caso aqui.
Shabatt Shalom em Yah'shua.
Beith de Yochanam
Yochanam bem Avraham.
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